domingo, 28 de maio de 2017

A Fonte das Mulheres

O filme A Fonte das Mulheres apresenta uma história que se passa em uma aldeia situada entre a África e o Oriente Médio, onde as mulheres são responsáveis por buscarem a água utilizada pelas famílias. Para isso, precisam caminhar grandes distâncias embaixo de sol escaldante, mesmo grávidas ou anciãs. Enquanto os homens, que anteriormente defendiam a aldeia nas guerras, ficam em casa, ou no bar da vila, apenas bebendo e jogando. Um dos habitantes do vilarejo fica noivo de Leila, uma francesa que mora há algum tempo na região. A jovem não aceita a tradição e decide pôr fim a isso, começa então a questionar as outras mulheres da tradição antiga. Algumas, como a sua sogra, resiste a mudança, e ela é julgada na vila  e taxada de feiticeira. Após resistência e com apoio de uma das anciãs e benzedeira, Leila exige que os homens passem a buscar água. Por se tratar de uma comunidade extremamente machista, a solução encontrada é fazer “greve de sexo”, o que, entre islamistas radicais, causa muitos problemas. Elas resistem aos preconceitos na vila, e começam a apresentar resistência, com cantigas e danças públicas, e com frases metafóricas como: " Seus corações estão secos e espinhosos como estes galhos" - fazendo os homens repensarem sobre a seca da região.
Leila tem o apoio do marido, mas este em determinado momento se vê pressionado pela aldeia e por outros homens, e quase acaba desistindo de apoiá-la. Mas o amor entre os dois e o respeito, fazem com que o marido acabe também questionando a antiga tradição, e passa a ajudar as mulheres na greve. Solicita a um cientista, visitante na vila, que torne público em um jornal: a estória da vila e quanto tempo as mulheres ainda carregam a água da fonte, sem que os órgãos públicos tomassem suas devidas providências. 
Nesta vila, a facção religiosa demonstra uma grande rigidez de costumes, aliado à um intenso padrão patriarcal, nos quais as escrituras sagradas são deturpadas para beneficiar o poder masculino. 
As mulheres convencem o Guia espiritual local, de que elas devem ser tratadas como iguais, e que precisam de ajuda dos homens para solucionar a seca da região. Surge também a resistência dos homens, nesta mudança, pelo motivo das mulheres deixarem a sua posição de subordinadas. E se a água chegar na vila, as mulheres vão querer eletricidade, máquina de lavar roupa, etc. ou seja, vão sair do doméstico, e não servir apenas aos homens.  Uma solução é exigida, de que os homens reconheçam que devem tratar bem as mulheres, e que devem trazer a água para vila. E que a solução não deve ser uma guerra de gêneros. 
Simbolicamente, no final do filme, um Música é cantada, e temos a declaração final de que a Fonte das Mulheres é o Amor!
Lindíssimo o filme, pois trata de despertar muitas mulheres que ficam no silêncio da submissão, sofrem abusos, abortos, agressões, a começarem a agir para buscar sua dignidade. 
A busca da água, neste contexto, pode significar a busca de um fluxo de emoções, o retorno do poder verdadeiro do amor, a busca de um novo modelo de relacionamento. A greve de sexo no decorrer do filme,  significa para as mulheres em questão, exigir respeito, carinho e prazer. Muitas delas ouvem Leila ler um livro proibido, "As Mil e Uma noites", revelando um caso de romance e paixão. Muitas das mulheres começam a ter consciência dos seus desejos, e conseguem lutar para deixarem de ser um objeto sexual aos seus maridos.
No casal, Leila e Marido, há uma revelação, de que Leila não perdeu a virgindade com ele, no início seu marido parece que irá repudiá-la, mas depois compreende que ela foi vítima da sociedade patriarcal. Foi abandonada por seu noivo prometido, pois os pais dele resolveram esposá-la com uma mulher de família rica e nobre. Surgindo as questões aqui, e que ainda permeiam a nossa cultura, de que a mulher deve se casar, e de que todas as mulheres solteiras ou que já tiveram vários parceiros sexuais, ainda são condenadas prostitutas ou vadias. Nesta aldeia em questão, elas podiam ser repudiadas e expulsas. No simbolismo de nossa atualidade, quantas mulheres são rejeitadas pois são vistas apenas para amantes, e não esposas fiéis?
Enfim, o filme termina com o casal feliz, mantendo uma relação sexual sadia e amorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário